O Instituto

 Criação

 

O Instituto Ser Humano (ISH) foi criado em 1999 como fruto do trabalho de 10 anos de um grupo de pessoas das mais diversas formações que se mantiveram juntas pelo ideal de criar uma forma melhor de viver.

O ISH baseia a sua atuação na ideia de que a sociedade é a consequência dos atos e crenças dos indivíduos que a compõem.

 

Portanto, para que um mundo melhor seja construído são necessários melhores seres humanos, pessoas que saibam da sua responsabilidade na criação do mundo em que vivem e que tenham a consciência de valores como respeito mútuo, ética, amor pelo semelhante e pela vida no planeta.

                    Filosofia


Tudo começou quando algumas pessoas sentiram que tinha que existir uma nova forma de se viver e iniciaram uma busca tentando encontrá-la.
Esta busca passou pelo aprendizado de técnicas de observação de si mesmo, do outro e da sociedade e identificou os principais valores e pressupostos da sociedade atual:

o individualismo, que compreende o indivíduo como separado da realidade que o cerca;

a competição como regra básica de relacionamento;

o ter como afirmação do ser;

a exploração inconsciente de uma natureza considerada passiva;

o medo e a culpa.

Nós sabemos que a consciência humana pode evoluir de um estado mais automático, mecânico e mais instintivo que chamamos de “máquina biológica para um estado de mais plenitude e autonomia chamado por muitos de consciência cósmica.

Entre estas duas fronteiras da evolução da consciência humana se encontra o Ser Humano, aquele que busca sua liberdade de consciência e é capaz de aplicá-la com a intenção de construir objetivos superiores para si e para todos. 

 

O grande desafio neste ponto foi criar um espaço onde uma nova forma de ser e viver pudesse ser testada, mas sem cair, mais uma vez, no modelo de regras rígidas e hierarquias a serem obedecidas. Deveria ser um local onde imperasse a liberdade, a doçura e o respeito por cada individualidade.

 

Por isso criamos o

Instituto Ser Humano,

para estimular a

expressão de

seres humanos

livres e conscientes.

A contribuição que acreditamos poder dar está na criação de “ilhas de futuro”, espaços onde possamos colocar em prática valores como:

a unidade – perceber que estamos todos interligados e vivenciar isso;

o humanismo, entendido como a capacidade de buscar o melhor dentro de si mesmo e dos outros;

a cooperação como apoio básico dos relacionamentos;

a simplicidade voluntária e a liderança conquistada pelas atitudes como formas de convivência;

o amor, a honestidade, a responsabilidade e a ética como valores básicos.

Desde o início das suas atividades o ISH encoraja escolhas que coloquem o Ser Humano em ação, buscando torná-lo livre e capaz de assumir a responsabilidade pelo próprio destino, sem que isso lhe custe a inocência. Neste processo as pessoas adquirem a confiança de que é possível se criar uma nova forma de ser e, com a incorporação desta experiência em suas vidas, levam as repercussões disto para seus demais espaços de convivência.

Trabalho

O ISH baseia sua maneira de introduzir as pessoas na possibilidade de viver uma vida mais livre, criativa e feliz nos seguintes pilares:

  • a atenção sobre si mesmo e desenvolvimento da paz interior;

 

  • a observação dos próprios padrões e mecanismos de pensar, agir e sentir;

 

  • a busca da conexão com o “eu maior” de cada um, para que a paz interior possa ser vivida no dia a dia;

 

  •    as escolhas sempre pela união e não pela separação

 

  • a reconexão com a Terra;

 

  • a conexão com um feminino livre e curado;

 

  • a prática da meditação;

 

  • o estudo e a prática de Um Curso em Milagres e textos correlacionados.

Nosso trabalho começou em São Paulo com a formação de grupos de pessoas que se reuniam semanalmente com o objetivo de praticar a atenção consciente e focada no momento presente, a observação de si mesmo, hábitos, padrões. Este caminho levou a vários desdobramentos:

 

O desenvolvimento da “presença” 

 

Com a prática da atenção focada e consciente começamos a viver mais no momento presente e a descobrir a magia que faz com que velhas e aborrecidas rotinas do cotidiano se transformem em experiências frescas, cheias de novidades e vigor e que trazem rapidamente à tona, com uma clareza surpreendente, as questões mais importantes de nossa vida. Passamos a ser uma presença integrada ao nosso em torno.

 

A reconexão com a Terra

 

Descobrimos que a experiência de viver o momento presente pode se aprofundar muito pelo simples contato com a Terra ou a Mãe Terra – que costumamos a chamar de Pachamama. Assim, programamos diversas atividades em nosso sítio Itaporã, em Pedra Bela. As mais frequentes são: Temaskal ou Sauna Sagrada e a Busca de Visão.

A criação da Primeira Diretriz do ISH

 

A prática da presença realizada frequentemente, nos leva a observar nossos hábitos mentais, padrões e crenças que nos limitam e nos separam. Esta simples observação vai transformando nossas escolhas no sentido de mais amor, a paz e união. Por isso criamos uma máxima do trabalho do ISH:

“Não dar força ao ego/separação”.

Isso gerou um respeito profundo pelo caminho individual de cada um e ao mesmo tempo uma busca pela Unidade em cada momento. 

 

A conexão com o nosso Ser ou a Presença

 

A prática continuada de novas escolhas associada a práticas meditativas, ao estudo de Um Curso em Milagres e outros textos relacionados nos levam a relembrar o nosso Ser. É aquela parte dentro de nós que se conecta com a Unidade, que se conecta com a Fonte de toda a criatividade e conhecimento, que nos traz a inspiração para responder as questões que se apresentam e assim conseguir transformações reais e duradouras em nós e nosso mundo.

O ISH quer apenas ajudar a abrir novas portas, gerar novas ideias e novas formas de ver o mundo em todos que estiverem sinceramente interessados em viver suas vidas de uma forma diferente da comum. Não porque tenhamos algum segredo especial para revelar a alguns poucos escolhidos, mas porque acreditamos que todos são especiais e que o sentimento de liberdade, paz e felicidade podem ser a regra em nossas vidas.

Quem somos

 

O Instituto Ser Humano é formado por um grupo crescente de pessoas amigas unidas pelo propósito de estimular o desenvolvimento de seres humanos livres, felizes e criativos capazes de assumir a responsabilidade pelo próprio destino sem que isso lhes custe a inocência.

 

Quer receber nossa programação? Cadastre-se aqui.

cadastro

Aproveite e nos envie uma mensagem!