O que são | O Sétimo Círculo | O Oitavo Círculo

 

Uma das fotos do quinto Círculo na Colombia

O QUE SÃO

O Círculo de Anciãos e Anciãs de Sabedoria do Planeta é um movimento que se iniciou em 2006, inspirado por uma visão do Ancião Qenqo Harawi Qespeq que vive em Lares, Peru. Foram convocados anciãos e anciãs das regiões próximas para que se formasse o Primeiro Círculo.

Seu objetivo  foi inicialmente reunir os anciãos e anciãs de sabedoria representantes de diversas culturas tradicionais para que compartilhassem seus conhecimentos e sua visão de mundo de modo que esta sabedoria, ligada à terra, fosse preservada. Estas culturas tradicionais  caracterizam-se por um  relacionamento de respeito com o ser humano e com a Natureza, uma atitude tão necessária na sociedade atual.   

Os participantes do primeiro Círculo deram-se conta da necessidade de ampliar o movimento buscando sua internacionalização. Foi então decidido que os encontros seriam sempre realizados em países diferentes e que buscariam envolver suas populações originárias.


HISTÓRICO

Em 2006 foi realizado o Primeiro Círculo. Foram convocados os Anciãos e Anciãs que tinham dedicado suas vidas à atividade espiritual baseados na Tradição da Terra. A convocação continha esta frase abaixo:

" Por acordo da energía da Terra (Pachamama) e do Sol (Tayta Inti) deste continente chamado "Abya Yala", hoje chamado "Amerika", se convoca para formar o "Circulo Sagrado de Sàbios" e organizar as tarefas sagradas em conjunto segundo o regulamento da Cosmovisão Inca, Aymara e Maya para a Nova Humanidade."

Por acordo de todos os presentes foi determinado que estes círculos aconteceriam uma vez ao ano e sempre em datas próximas ao Equinócio de Primavera.


Foi decidido que eles deveriam ocorrer em locais diversos e que as populações nativas de cada região fossem convidadas a participar ampliando assim os conhecimentos compartilhados.

Ocorreram até agora sete encontros. O primeiro ocorreu em Ollantaytambo no Peru, o segundo em Tilcara na Argentina, o terceiro em Charazani na Bolívia, o quarto em Uetchuraba - Santiago no Chile, o quinto em Medelin na Colombia e o o sexto aos pés do vulcão Cotopaxi no Equador. O Sétimo Círculo aconteceu no Brasil em 2012 e ficou acordado que o Oitavo Círculo será na Espanha.



MISSÃO

O propósito inicial dos Círculos foi compartilhar a sabedoria ancestral das tradições ligadas à sabedoria da Terra.

O ancião Vidal Ayala Sinches definiu assim a missão dos círculos:
"Buscar soluções para os problemas causados pelo homem para que as futuras gerações vivam em conexão com a Memória Ancestral e reconheçam o valor do trabalho em comunidade e a formação de vínculos com as diferentes nações originárias."