Atividades em São Paulo

Atividades de campo

•  Grupos de Trabalho sobre si mesmo

Temaskal

• Círculo de Mulheres

Busca de visão

• Grupos de criatividade "O Caminho do Artista"

• Roda de Tambor

• Grupos de Meditação e de trabalho sobre Um Curso em Milagres

• Velações do fogo

Para se informar sobre nossa agenda e como participar ,
veja na Programação ou nos links da tabela acima.

As atividades do ISH ocorrem principalmente em dois locais: - na sede de São Paulo - Rua Natingui, 558 - Vila Madalena – fone: 3034 4612
- no sítio Itaporã, em Pedra Bela, uma pequena cidade no interior de São Paulo próxima a Bragança Paulista,
nas serras da fronteira com Minas Gerais, à 1250 metros de altitude.

 


Atividades em São Paulo

Grupos de Trabalho

 Em São Paulo, à medida em que surgem novas pessoas interessadas em participar do
Trabalho Sobre Si Mesmo
– que explicamos na página Instituto – novos grupos vão sendo formados sempre sob a orientação de um ou dois estudantes mais experientes.

Os grupos se reúnem semanalmente e durante esses encontros vão sendo expostos a um conjunto de práticas que visa desenvolver em cada um dos integrantes dois atributos: sua capacidade de Atenção e sua Vontade. São propostos exercícios que devem ser praticados durante a semana que serão discutidos e aprofundados na próxima reunião, saindo daí o aprendizado de cada um.

               É nossa intenção formar grupos onde os integrantes possam interagir entre si e começar a experimentar o sentido do trabalho em equipe onde todos se auxiliam mutuamente e onde a vitória de um – a compreensão mais profunda de um exercício, por exemplo – é a vitória de todos. Acreditamos que assim estamos contribuindo para lançar as bases de um novo modelo de relacionamento baseado em valores como: Cultura de Paz, Ética, Direitos Humanos, Cidadania, Respeito a si mesmo, ao Outro e à Natureza e que substituirá o atual. Compartilhar ao invés de competir.

Círculo de Mulheres

  
        O Círculo de Mulheres visa proporcionar o encontro de mulheres interessadas na recuperação do papel do feminino. Propõe vivências conjuntas que possibilitem a expressão do pleno potencial da mulher.

        Partimos do princípio de que só quando a mulher está inteira, completa e vive seus valores femininos plenamente é que ela pode estabelecer um relacionamento sadio, numa postura de troca, com o mundo em seus universos masculino e feminino.

 

Grupos de criatividade "O Caminho do Artista"

Partindo do princípio que somos todos criativos,
a escritora norte-americana Júlia Cameron
elaborou um roteiro para nos ajudar a
trilhar passo a passo um caminho genuín
o para encontrar o artista adormecido
em cada um
.



Grupo de Meditação e de trabalho sobre Um Curso em Milagres

Estes grupos tem como base teórica o livro Um Curso em Milagres. O Curso é um livro que se divide em um texto, um livro de exercícios e um manual de professores e seu objetivo é colocar seus estudantes em contato com sua parte interna mais sábia que será seu Mestre Interior.

As atividades variam dependendo da proposta de cada semestre, existem três formatos possíveis: grupos de estudos do texto, grupos de realização dos Exercícios do Curso e grupos de Meditação.

Para saber mais clique aqui.

Atividades de campo


        São atividades práticas ligadas à terra e em geral se realizam no Sítio Itaporã

que em guarani significa ita=pedra e porã=bonita, portanto Pedra Bela.

Temaskal        

 




         Busca de Visão

BUSCA DE VISÃO OU VISION QUEST, significa a busca do silêncio interno que leva a insights e compreensões sobre os nossos caminhos de vida.

O processo se inicia com um trabalho preparatório que consiste na adequação da dieta preparatória para o jejum e a criação de um intento forte para a experiência. Segue-se um período de isolamento, que dura 3 ou 4 dias, nos quais os participantes são “semeados” no bosque onde ficam sozinhos, rodeados pela inocência da Mãe Terra, à fim de poderem receber suas "visões". Ao final deste tempo todos são “colhidos” e participam de um Temaskal onde relatam suas experiências.
Também muito antiga, esta cerimônia é praticada por diversas culturas americanas.



Rodas de Tambor

Cerimônia realizada pela maioria das tradições, antigas e atuais, de todo o planeta por motivo de festejos, celebrações, rituais, curas, viagens xamânicas e tantos outros.

O tambor emite uma vibração que ressoa no coração e, dependendo do ritmo, ressoa também com a pulsação da Terra (viagem xamânica).
Com esta vibração saímos do diálogo mental e somos capazes de nos conectar com o nosso interior, que está sempre tranquilo. Quando isto acontece alcançamos os “insigths” e compreensões que buscamos.
Esta atividade depende de programação.


 



Velações do Fogo

Cerimônia aprendida com “amautas” das  tradições  andinas e guardiões das tradições indígenas da América do Norte.    Consiste em permanecer na roda da fogueira, sozinho ou em grupo durante uma noite toda, para conversas, obtenção de “insights” e compreensões. O fogo é considerado pelos povos tradicionais um xamã.
Muitos povos da tradição andina o chamam de  “abuelo” (avô), aquele que dá conselhos. A roda da fogueira é um círculo de pedras e/ou terra ou um local onde se faz fogueira habitualmente. Esta prática tem programação prévia e é geralmente realizada em Pedra Bela.